Olá viajantes
Hoje é o meu dia, aliás nosso dia, dos profissionais de beleza, aqueles que tocamos mais os corações do que propriamente os cabelos.
03 de novembro - Dia do Cabeleireiro, do Barbeiro e Afins
Trata-se de uma homenagem a São Martinho de Porres, declarado padroeiro dos cabeleireiros, dos barbeiros e afins pelo papa Paulo VI. Nascido no dia 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru, Martinho era filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava, e nunca foi reconhecido por seu pai ou pêlos familiares. Aos 15 anos, descobriu sua vocação e entrou para a vida religiosa. Desenvolveu um talento especial para a medicina e chegou a trabalhar como barbeiro-cirurgião. Após uma vida totalmente dedicada aos desamparados, Martinho morreu no dia 3 de novembro de 1639. Seu dia começou a ser comemorado no Brasil em 1978.
Há 8 anos atrás sonhava eu me tornar um grande profissional da área e fazer minha carreira. Hoje em 2014 depois de tanta história, tanto aprendizado, cursos, e sem esquecer dos erros que nos impulsionam a melhorar, posso dizer que ainda falta muito para alcançar meus objetivos, porém estou certamente no caminho para alcançá-los.
Aproveito o clima de comemoração dessa data, que é ainda mais importante para mim pois, é muito próxima ao meu aniversário ( 5 de Novembro) vou então compartilhar um pouco do meu início de carreira, o que pode ajudar aqueles que ainda não tem certeza das vantagens e desvantagens em se tornar um Cabeleireiro Profissional, a seguir partes do texto escrito por Mariano Rocha, atual Coordenador Técnico Educacional e de Relacionamento na empresa Beauty Fair, em uma edição de Outubro de 2012, na sessão de Jovens Talentos da Revista Viva Beleza, que é umas das mais importantes do segmento no país.
A princípio, Giovani procurava por um método que trouxesse um retorno financeiro rápido, então uma amiga lhe indicou o curso de cabeleireiro no Senac. "Ao ingressar no curso, me redescobri, a partir daí comecei a desenhar o que imaginava para meu futuro" diz Castor. Mesmo sem dominar muitas técnicas, Giovani começou a colocar o conhecimento em prática: cortando, colorindo e penteando os cabelos. "como sempre fui ousado e interessado em aprender, a curiosidade me impulsionou a ter novas experiências e, assim tenho conseguido conquistar o meu espaço no mercado".

Sabendo da importãcia de ter contato com grandes nomes internacionais, Giovani participou de eventos da Vidal Sasso Academy, X-Pression, Passaró Hombre, entre outras. Já que o mercado beauty está em constante tranformação, Giovani Castor continua se atualizando. Uma experiência que acrescentou muito ao seu currículo foi a passagem pela equipe de Manno Escobar, que é diretor da Intercoiffure Brasil e proprietário do salão Manno Escobar Cabeleireiros.
Agora que já conhecem um pouco sobre minha história, espero de alguma forma incentivar todos aquele que amam e almejam essa linda profissão, e ao mesmo tempo ressalto que não é somente glamour como todos pensam. A profissão exige dedicação, esforço, compromisso, atualização e profissionalismo como todas as outras, e ainda posso acrescentar que, um pouco de sensibilidade e paixão que fazem toda a diferença. Existem sempre os que fazem seu trabalho com foco no sucesso, no dinheiro, ou inúmeras outras razões que, não o simples fato de amar sua profissão.
Minha dica é: Seja apaixonado, focado, e perfeccionista, que toda conquista virá com seu devido tempo.
Foto: Acervo Pessoal
"Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida."
Confúcio
Referencia :Livro: A origem de Datas e Festas Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books
"Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida."
Confúcio
Referencia :Livro: A origem de Datas e Festas Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books