segunda-feira, 3 de novembro de 2014

3 de Novembro Dia dos Cabeleireiros



Olá viajantes


Hoje é o meu dia, aliás nosso dia, dos profissionais de beleza, aqueles que tocamos mais os corações do que propriamente os cabelos.


03 de novembro - Dia do Cabeleireiro, do Barbeiro e Afins

Trata-se de uma homenagem a São Martinho de Porres, declarado padroeiro dos cabeleireiros, dos barbeiros e afins pelo papa Paulo VI. Nascido no dia 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru, Martinho era filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava, e nunca foi reconhecido por seu pai ou pêlos familiares. Aos 15 anos, descobriu sua vocação e entrou para a vida religiosa. Desenvolveu um talento especial para a medicina e chegou a trabalhar como barbeiro-cirurgião. Após uma vida totalmente dedicada aos desamparados, Martinho morreu no dia 3 de novembro de 1639. Seu dia começou a ser comemorado no Brasil em 1978.

Há 8 anos atrás sonhava eu me tornar um grande profissional da área e fazer minha carreira. Hoje em 2014 depois de tanta história, tanto aprendizado, cursos, e sem esquecer dos erros que nos impulsionam a melhorar, posso dizer que ainda falta muito para alcançar meus objetivos, porém estou certamente no caminho para alcançá-los.

Aproveito o clima de comemoração dessa data, que é ainda mais importante para mim pois, é muito próxima ao meu aniversário ( 5 de Novembro) vou então compartilhar um pouco do meu início de carreira, o que pode ajudar aqueles que ainda não tem certeza das vantagens e desvantagens em se tornar um Cabeleireiro Profissional, a seguir partes do texto escrito por Mariano Rocha, atual Coordenador Técnico Educacional e de Relacionamento na empresa Beauty Fair, em uma edição de Outubro de 2012, na sessão de Jovens Talentos da Revista Viva Beleza, que é umas das mais importantes do segmento no país.



A vontade de tornar-se um hairstylist despontou cedo na vida de Giovani Castor. Ele conta que desde criança demonstrava seu amor por cabelos e, com o tempo, essa inclinação só cresceu. Foi assim que esse carioca descendente de alemães resolveu procurar formação profissional. "Pensei em outras possibilidades, até mesmo em me tonar psicólogo ou médico, mais minha intuição para o mercado de beleza falou mais alto".
A princípio, Giovani procurava por um método que trouxesse um retorno financeiro rápido, então uma amiga lhe indicou o curso de cabeleireiro no Senac. "Ao ingressar no curso, me redescobri, a partir daí comecei a desenhar o que imaginava para meu futuro" diz Castor. Mesmo sem dominar muitas técnicas, Giovani começou a colocar o conhecimento em prática: cortando, colorindo e penteando os cabelos. "como sempre fui ousado e interessado em aprender, a curiosidade me impulsionou a ter novas experiências e, assim tenho conseguido conquistar o meu espaço no mercado".


 E como tudo começou a acontecer de maneira rápida, com 18 anos o cabeleireiro recebeu o convite para ser sócio de um estabelecimento em Nova Friburgo, cidade vizinha a Teresópolis. "Foi uma grande e inesquecível experiência, e através dela consegui ter certeza de que fiz a escolha certa".Contudo, ele não permaneceu por lá muito tempo. "Parti para outros desafios e entrei para a equipe técnica da Itallian Hairtech, onde ministrei cursos de química capilar em todo o Brasil". Foi também graças a esta ousadia e à coragem de fazer grandes mudanças que Giovani saiu do Rio de Janeiro para trabalhar em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Sabendo da importãcia de ter contato com grandes nomes internacionais, Giovani participou de eventos da Vidal Sasso Academy, X-Pression, Passaró Hombre, entre outras. Já que o mercado beauty está em constante tranformação, Giovani Castor continua se atualizando. Uma experiência que acrescentou muito ao seu currículo foi a passagem pela equipe de Manno Escobar, que é diretor da Intercoiffure Brasil e proprietário do salão Manno Escobar Cabeleireiros.


          Agora que já conhecem um pouco sobre minha história, espero de alguma forma incentivar todos aquele que amam e almejam essa linda profissão, e ao mesmo tempo ressalto que não é somente glamour como todos pensam. A profissão exige dedicação, esforço, compromisso, atualização e profissionalismo como todas as outras, e ainda posso acrescentar que, um pouco de sensibilidade e paixão que fazem toda a diferença. Existem sempre os que fazem seu trabalho com foco no sucesso, no dinheiro, ou inúmeras outras razões que, não o simples fato de amar sua profissão. 
Minha dica é: Seja apaixonado, focado, e perfeccionista, que toda conquista virá com seu devido tempo.

Parabéns a todos colegas de profissão:

                                                            Foto: Acervo Pessoal


"Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida."

Confúcio


Referencia :Livro: A origem de Datas e Festas Autor: Marcelo Duarte
Editora:
Panda Books

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não sejam Tímidos Deixem Seus Comentários .