Vamos falar sobre Química dos cabelos?

Neste tempo de experiencia profissional que já vivi , sempre houve problemas relacionados as químicas nos fios, sejam mais agressivas ou mais suaves. Para iniciar sobre assunto vou abordar resumidamente alguns pontos essenciais para cuidado dos fios , antes, durante e pós o procedimento para uma Coloração Perfeita.
Hoje especificamente comentarei sobre Luzes, que alguns também chamam de Reflexo, Mechas, Balayagem... Podendo até variar para nomenclaturas atuais como Ombré Hair, Sombré Hair, e quem não se lembra das famosas "Californianas"?
Segundo a escritora Silvia Marques em seu livro : A História do Penteado :Não importando o nome da técnica, o ato de clarear os fios, vem de muito antigamente, os gregos em geral tinham os cabelos escuros e espessos e admiravam os fios claros, que eram raríssimos, e tentavam clarear seus pelos com infusões de flores amarelas no século II a.C nos primeiros salões de beleza, na Grécia Antiga onde surgiram-os.
Seja com descolorante, coloração, águas oxigenadas, parecem que todos (ou quase todos) querem ficar loiros, e não basta somente isso, Buscam resultados Naturais e com aspectos saudáveis.
Passos Principais,Vamos lá!?
1- Visualize o Resultado Final:
Elogiar o cabelo da amiga, e querer copia-ló não é tão simples assim, tenha em mente seu tom de pele, comprimento dos fios, corte (Chanel,Repicado, Camadas, Irregular) , espessura do fio, e principalmente seu histórico de químicas anteriores. Na dúvida converse com um visagista, ele vai orientar você a escolha perfeita.
2- Procure Ajuda de um Especialista:
Apesar de vivermos em um mundo de tecnologia de produtos, buscar um resultado profissional, aplicando um produto de farmácia e por você mesmo, pode se tornar uma catástrofe.
Busque um Profissional qualificado, procure saber de seus cursos, suas especializações, se ele domina ou não a linguagem das químicas. Quanto ao salão de Beleza, não ha regras : Há profissionais bons em lugares menores e simples, assim como profissionais não qualificados em grandes redes de Salões. Se você não conhece o local, procure marcar um procedimento mais simples antes, como uma escova ou até mesmo fazer suas unhas, e observe a forma de como o salão trabalha, produtos que utilizam, as marcas, converse com as manicures, observe o visual de quem trabalha, e se gostar de algum cabelo especificamente, pergunte a mesma quem o fez, e tire suas dúvidas.Após esses passos você já deve estar certa de que tipo de técnica quer fazer, se vai descolorir todo o fio (limpeza de cor total) somente luzes , ou menos ainda somente as pontas.
3- Considere a Manutenção da Cor :
Se você chegou até aqui, provavelmente já está certo do que fazer e onde, porém antes da decisão final, pense no pós-procedimento, antes mesmo de realiza-lo. Tenha em conta os gastos com xampus e condicionadores de qualidade, máscaras para cuidados em casa, nos intervalos dos tratamentos profundos que devem ser feitos periodicamente no salão. Lembre-se dos famosos xampus matizadores ( Azul ou Violeta) que neutralizam o amarelado, mantendo os loiros com aspectos de cuidados e dando o efeito de que acabou de fazer suas mechas novamente. Se chegar a conclusão que vai ser mais custoso do que seu orçamento pode alçar, considere optar por uma técnica menos agressiva e de fácil manutenção.
4- Reserve seu horário no salão e desfrute:
Sempre quando um colega realiza um procedimento em mim, penso o quão bom é ser cuidado pelo outro. Ser cabeleireiro é fazer isso a todo momento, desde oferecer um simples café até massagens relaxantes. Hoje em dia todos vivem uma correria frenética, as agendas lotadas e nunca reservamos tempo suficiente para cuidarmos de nós mesmos. Quando uma cliente senta na cadeira e deseja uma mudança em um curto período alegando falta de tempo, é sinal vermelho, tanto o profissional deve ter cuidado ao realizar o procedimento com pressa, o que pode acabar em erros, e também a cliente deve ter cuidado em não conversar e pensar direito no que realmente deseja. Por isso vá com tempo disponível, mesmo sendo uma cliente habitual há muitos fatores que podem alterar o tempo do procedimento. Exemplo é quando em dias frios o produto tem uma ação um pouco mais demorada por conta de poca fonte calor para acelerar, ou medicamentos que a cliente inicia e interfere na forma como o mesmo produto antes agiria.
5- Finalizadores
Agora com tudo pronto, seu cabelo do jeito que sonhou, cuide dele com todo carinho, utilize sempre marcas de qualidade, e não se esqueça dos finalizadores, hoje em dia é quase raro um cabelo que não utilize Finalizador algum, devido a poluição, tratamento da água e outros fatores, Manter o aspecto saudável dos fios é uma via de mão dupla com seu Cabeleireiro. Ele cuida do seu cabelo no salão e você matem em casa.
Em breve vou abordar mais detalhadamente sobre Produtos utilizados, as diferenças entre as técnicas que citei,e também sobre o Visagismo que é a reunião de técnicas que se utiliza para avaliar um visual e até um comportamento, a partir do tipo de imagem que você deseja passar. Fique ligado nos próximos posts.
Tem ainda tem alguma dúvida? Não exite em me perguntar ;)
E se você gostou desse post, Assine minha página no Facebook e siga-me no Instagram
Foto : Acervo Pessoal
Referencias : Livro: A História do Penteado
- Autor: Silvia Marques
- Editora: MATRIX