terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cortes de Cabelo: O que há de novo? Parte 1

Olá viajantes

          Começo esse post inspirado por uma onda de novidades em relação a cortes. Eu juntamente com meu chefe e alguns colegas de trabalho (Bressan Cabeleireiros) , acabamos de vir de mais uma especialização internacional, desta vez, foi na Espanha mais precisamente na cidade de Barcelona, onde fica sede  da academia de Luiz Llongueras.  Conheça um pouco de sua história e de seu fundador.




       

Em 1958, ainda menor de idade, Llongueras abriu seu primeiro salão em Barcelona onde deu o nome de sua mãe , Salão Maria Batlle. Além disso foi o primeiro profissional a abrir um salão unissex (1972), que um grande avanço para a época.

Em pouco tempo já estava conhecido por toda a cidade com sua técnica de corte totalmente assimétrico com volume e movimento. Diz à lenda que o método Llongueras foi tirado das ruas, onde jovens espanhóis se reuniam para uns cortarem os cabelos dos outros. Os jovens recorriam a esta técnica, pois queriam revolucionar a época e sair do padrão estabelecido pelos salões de Madri. Llongueras saiu às ruas para conhecer esses jovens revolucionários e desenvolver em cima desse novo método, sua técnica alcançando o resultado desejado.

Na década de 80 Llongueras já estava mundialmente conhecido, era citado como “Um barbeiro que revolucionou com detalhes”, Lluis Llongueras , contribuiu decisivamente para a criação de estilo em Barcelona e de design em todo o mundo.

Esse talentoso profissional trabalha o volume como se fosse escultura. A filosofia de seu método está baseada em uma única questão “o que você espera de mim?”. Ele foca o resultado em apenas três aspectos: rejuvenescimento, embelezamento e estilo do indivíduo (visagismo).


Atualmente é uma empresa conceituada no mercado de beleza, tendo em seu currículo mais de 20.000 profissionais certificados, e uma rota de treinamento internacional sendo eles: USA, França, Itália, Espanha, Chile, Argentina, Peru, Uruguai, e outros.



         Conversando com alguns profissionais amigos, sempre nos questionamos sobre o que há de novo, o que pode-se ainda inventar, qual comprimento está em alta? Além das próprias clientes que querem sempre estar atualizadas. Por isso nunca devemos parar no sentido de se atualizar e aprender novas técnicas. 
           Participei do curso de "Estilos comerciais", onde compreende as técnicas para cortes clássicos e coloração, segundo o Método Llongueras, o curso é indicado para profissionais com mais de 4 anos de profissão. Foi fantástico a experiência, e realmente me surpreendi. Já havia observado algumas apresentações do método em algumas feiras para profissionais aqui no Brasil e não tinha me agradado. Pois não é possível compreender um método tão detalhista em apenas alguns  minutos, deve-se dedicar e olhar com olhos e mentes abertas as novidades.



                                                   Técnica Multifacetados de Llongueras


    Aqui no Brasil onde somos mais tradicionais em relação a estilo do que os europeus ( Em geral as grandes capitais, apresentam estilos mais ousado como São Paulo, Rio, Porto Alegre) pensei que não aplicaria o método em sua enfase. Mais ao contrario, pude observar a delicadeza em que os instrutores cortam os cabelos e sua total precisão. Alias o lema do método é: Cortes com total irregularidade mais com máxima precisão.  O que mais me impressionava era o fato de escolherem o corte a ser feito de uma foto em um mural e conseguirem deixar idêntico a mesma, ou muitas das vezes até mais belo, Observem a seguir:                                          

                       
                                 Fotos: Acervo Pessoal                 
     
   Quanto ao fato da ousadia vale lembrar que até mesmo em desfiles de moda em sua grande maioria, não conseguimos copiar o look total para as ruas. O mesmo vale no caso de Tendencias para cabelos, sempre haverão aqueles que gostar de estar a frente do seu tempo e ousar, mais também os mais conservadores. A dica fica para os profissionais que devem saber aplicar de forma correta as técnicas em cada cliente, observando as características individuais e estilos ( Visagismo).




O método Llongueras também tem suas divisões próprias para os cortes, que se chamam cortes programados.O corte programado começou com divisões em zig zag e no formato de estrela no topo da cabeça. Depois de vários recortes e de texturizações, que são as finalizações, o cabelo está pronto! Herança ou não das grandes revoluções industriais onde tudo se foi simplificado, pois não se havia muito tempo para produzir para a grande demanda de consumidores,  o cabeleireiro também precisou se adaptar as industrias e acelerar sua produção.Na década de 70 a mulher precisava ficar menos tempo no salão, e necessitava mais praticidade, diminuindo sua divisões no corte, ou seja identificava um ponto fixo e uma mecha guia onde através de estudos descobriu-se que o resultado era o mesmo que se cortasse mecha a mecha o que demora muito mais.


           Para resumir esse curso e definir o que vi de diferente em relação ao que já trabalhávamos, foi o Acabamento do Corte. Assim como a 2 anos atras o acabamento dos cortes masculinos evoluíram para o esfumaçado ao invés do marcado por laminas, os femininos também evoluíram para um acabamento de pontas mais saudável. Passamos por muito tempo utilizando navalhas, tesouras desfiadeiras para conseguir uma leveza e deixar o corte com movimento, porém o resultado é de menor durabilidade do corte e com o passar do tempo aspecto de ressecamento e pontas quebradas.
          Com o método Llongueras conseguimos esse mesmo efeito de leveza e movimento ,de forma muito rápida com recortes e texturizações programadas para cada tipo de fio, ou seja cacheado se usa técnicas diferentes a cabelos lisos, e também os fios longos utilizam texturizações diferentes dos curtos, sem danifica-lós ou afinar demasiadamente as pontas o que deixa o fio com aspecto de quebrado. De resultado obtemos cabelos modernos, desconectados, leveza, movimento e acabamento perfeito.
          E nisto tudo que foi dito o que muda realmente para a cliente cuidar dos seus fios em casa?
          Muda tudo, se o acabamento do seu corte é perfeito, não tem efeito ressecado, e ajuda a não ter o chato do frizz, para manter o dia-a-dia do corte é muito mais simples e rápido, não necessitará do uso de muito finalizadores e de muita estilização com escova, basta secar os fios como desejar e apenas modelar de forma simples com a prancha, ou até mesmo usar o natural.
          Ouse! saia do Lugar comum, o que desejo a minhas clientes é que quando ela saia nas ruas, seja aqui no Brasil ou no exterior que ela se sinta parte de uma comunidade universal, que ela possa ter opção de mudar seu visual sempre que desejar sem precisar viajar para faze-lo. Meu sentimento após uma especialização é esse antecipar o novo ao meu publico para que ele atualize seu visual e se mantenha moderna, contemporânea e até mesmo clássica dos dias de hoje.





                                             

Fotos: Acervo Pessoal 

No próximo post continuarei falando detalhadamente sobre o curso,  com fotos de cada dia e mais detalhes,  para quem tem curiosidade sobre a academia e tem dúvidas sobre o seu método poderá tirar suas dúvidas. 

Para finalizar esse post deixo com vocês uma das famosas frases do Llongueras :

“As mulheres foram as culpadas por eu me dedicar a esta profissão” Llongueras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não sejam Tímidos Deixem Seus Comentários .